Pesquisadores americanos e UFPE vão monitorar mosquitos em tempo real
29 de Janeiro de 2017 às 13:49

zika_florida_fran

 

Um grupo de pesquisadores da universidade americana Johns Hopkins (JHU) chega ao Recife na segunda-feira (30). Com a presença dos cientistas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), terá início o planejamento estratégico do VectorWEB Project. A ideia é implantar um sistema de vigilância em áreas infectadas por mosquitos, que serão monitorados em tempo real.
O grupo acredita que a análise da densidade dos vetores contribuíra para a prevenção de doenças relacionadas aos mosquitos, principalmente, o Aedes aegypti. O projeto é financiado pela Usaid-EUA e desenvolvido por um dos centros do Departamento de Engenharia Biomédica da JHU, em parceria com a UFPE. As primeiras ações já começarão na segunda. A metodologia de trabalho será definida junto com pesquisadores da universidade pernambucana.
Ao longo da semana, os cientistas realizarão trabalhos de campo, conhecerão as dependências da UFPE, assim como o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika). Eles ainda visitarão o Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip) e a Secretaria de Saúde de Pernambuco.
A equipe do VectorWeb Project na UFPE é formada pelo professores Sylvia Lemos Hinrichsen (Centro de Ciências da Saúde – CCS), Décio Fonseca (Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA – e pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação), Gilson Teixeira Filho (CCSA), Leandro Almeida (Centro de Informática – CIn), e Cristine Gusmão (Centro de Tecnologia e Geociências – CTG).

ComentáriosComentários